Apostila De Tecido Sangu Neo
O sangue é um tecido com características peculiares, um conjunto de células suspensas no plasma, ou seja, neste caso a matriz é líquida. A medula vermelha é o local de formação das células sanguíneas, ocupa a cavidade dos ossos esponjosos e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras que originam os elementos figurados do sangue glóbulos brancos, glóbulos vermelhos ( hemácias ou eritrócitos) e plaquetas .
Constituição:
Elementos figurados: eritrócitos (44%), leucócitos (1%) e plaquetas. Representa 45% do volume sangüíneo.
Plasma: líquido intercelular que confere ao sangue suas propriedades líquidas. Constituído de água, sólidos (substâncias orgânicas, incluindo proteínas (fibrinogênios, globulinas e albuminas) e outros componentes; substâncias inorgânicas; gases; hormônios). Representa 55% do volume sangüíneo.
O soro representa o plasma do qual foi retirada, pelo processo de coagulação, a proteína fibrinogênio.
Volume sangüíneo: Num adulto normal é de 5000ml, sendo maior no homem do que na mulher.
Hematócrito: Percentagem de glóbulos vermelhos no sangue. Essa determinação pode ser obtida pela centrifugação de uma amostra de sangue num tubo de ensaio. Valores normais: Homem (40-45%); Mulher (35-40%).
ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE:
Os glóbulos brancos são divididos em dois grupos principais: Granulócitos: Possuem grânulos no seu citoplasma. São os neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Agranulócitos: Aqueles sem grânulos no seu citoplasma. São os linfócitos e monócitos
Os elementos figurados do sangue são produzidos pela medula óssea, a partir de uma célula-tronco pluripotencial.
Divisão dos linfócitos:
Linfócitos T, que participam da imunidade celular
Linfócitos B, que participam da produção de anticorpos.
Ambos são produzidos na medula óssea. Nela, parte dos linfócitos adquire capacidade imunológica de