Apostila de Segurança do Trabalho
Evolução da Engenharia de Segurança do Trabalho
No Mundo : Em 1700, o médico italiano Bernardino Ramazzini publicou o livro “ DE MORBIS ARTIFICUM DIATRIBA “, onde descreve cerca de 100 ofícios diferentes e os riscos específicos de cada um, sendo esta obra considerada o primeiro trabalho realmente importante sobre doenças profissionais. Em 1802, surge na Inglaterra a primeira lei de proteção ao trabalhador acidentado no exercício de sua função. Em 1862, ocorre a regulamentação da Segurança e Higiene do Trabalho na França; em 1865, na Alemanha; e, em 1921, nos Estados Unidos. A partir do século XIV começaram a aparecer as normas de proteção ao trabalho, as corporações de artesãos ao de Ofícios, que regulamentavam e protegiam certas ocupações.Seus estatutos elaboram a primeira regulamentação trabalhista, compreendendo normas sobre a aprendizagem, a duração do trabalho, o descanso nos feriados, entre outros.
Com o advento da revolução industrial no século XVIII, que modificou completamente o processo de produção de bens na Europa e em outros continentes, onde a força muscular dos homens e dos animais foi substituída pela força da máquina, sendo modificados os métodos e as condições de trabalho, apareceram problemas desconhecidos anteriormente, que passaram a fazer parte do cotidiano dos empregados e empregadores, havendo necessidade de dotar a ordem jurídica ( leis trabalhistas surgidas como conseqüência da questão social e da reação humanista, que precedeu a revolução e que se propôs a preservar a dignidade do ser humano ocupado nas indústrias) de um instituto para reger as relações e conflitos entre empregadores e empregados.
Com a introdução da máquina no processo industrial foi criada a figura do trabalhador assalariado, que veio substituir o trabalho escravo, servil e corporativo. As mulheres e os menores passaram também a fazer parte do quadro de empregados das fábricas, já que não havia mais a