Apostila de Saneamento Ambiental II - Professor Daniel Costa dos Santos
Setor de Tecnologia
Departamento de Hidráulica e Saneamento
Caderno de Saneamento Ambiental
Capítulo 4: Sistemas de Drenagem Urbana e Esgotamento Sanitário
Professor Daniel Costa dos Santos
Curitiba, 2013
1
Apresentação do Tema Saneamento Ambiental
Este texto, composto por dois volumes, consta de uma compilação de um conjunto textos e documentos referentes as atividades a serem desenvolvidas na disciplina
Saneamento Ambiental. Assim sendo, além de serem tratados os temas pertinentes aos módulos em questão, temas afins também serão tratados como o Desenvolvimento,
Meio Ambiente, Uso Racional da Água, além de questões Sociais, Políticas e
Econômicas. O destaque destes temas correlatos é fundamental para viabilizar o enfoque sistêmico sobre o cenário sócio-político estabelecido, de maneira que se possa melhor entender o papel do Saneamento Ambiental no mesmo.
2
Capítulo 04
Sistemas de Drenagem Urbana e Esgotamento Sanitário
3
I Considerações Iniciais
O Brasil é extremamente deficitário em sistemas de esgoto tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais. Dados do IBGE demonstram que a cobertura de esgoto tratado no território nacional é de 44,50 %, sendo 51,10 % da população urbana e 15,80% da população rural. Tal realidade é acintosamente refletida no quadro epidemiológico da população brasileira pois, segundo dados do IBGE, é alta a mortalidade infantil por diarréia , patologia esta fortemente associada às condições da infra-estrutura sanitária.
Neste ponto, questões cotidianas relacionadas ao ciclo do uso da água devem ser ressaltadas. Muitas comunidades pequenas, por exemplo, mesmo já tendo resolvido a questão da potabilização da água com o uso de sistemas de tratamento de água adequados, sabe-se que estes tornar-se-ão ineficientes na medida da crescente degradação dos mananciais através do lançamento de esgoto bruto sobre os mesmos.
Consta de uma questão tanto de