Apostila de Resistência dos Materiais
Professores: James C. Matias e Osmar F. Gomes
01 – INTRODUÇÃO
A Disciplina Resistência dos Matérias tem por objetivo, dentro da grade curricular do curso técnico de Eletrotécnica, inserir o aprendiz em um contexto global dando-lhe uma visão dos diversos sistemas técnicos que sustentam mecanicamente e eletromecanicamente a eletrotécnica.
Iniciaremos por introduzir as noções básicas da mecânica Newtoniana, com a revisão dos movimentos, das forças e seus efeitos, de equilíbrio, estática das partículas, estática dos corpos rígidos, oscilações, peso, geometria das massas, Ensaios e Esforços de tração e compressão, reações internas dos corpos, tensões térmicas, tensões de cisalhamento, momentos fletores, esforços cortantes, tensões nas vigas, esforço de flexão, esforço de torção, correias e esforços nos cabos aéreos.
Daremos uma visão objetiva e sucinta auxiliadas por cálculos simples para não perdermos o objetivo de nossa orientação pedagógica.
O conteúdo abrangerá desde os conceitos iniciais de força da mecânica clássica (agentes externos que solicitam as estruturas) como também análise das reações internas dos materiais aos esforços solicitantes.
Ao final do módulo daremos um enfoque da importância do estudo da resistência dos materiais para a manutenção do equilíbrio das estruturas elétricas.
Esperamos que o curso entusiasme a todos e acrescente conteúdos melhorando a visão técnica do funcionamento e manutenção do sistema elétrico.
02 – Forças
Entendamos como força toda causa que pode produzir, impedir ou modificar o movimento de um corpo.
A força é uma grandeza vetorial, pois para ser determinada precisamos conhecer pelo menos três de seus elementos: - intensidade; - linha de ação ou direção; - sentido.
Exemplo: No plano → F =100 N