Apostila de português
• Todo sistema que, usando ou não os recursos da tecnologia da informação, manipula e gera informações pode ser considerado um sistema de informações. Informação é qualquer dado trabalhado, com valor significativo atribuído ou agregado e sentido lógico para quem o utiliza
• O sistema de informações gerenciais de uma empresa tem como objetivo integrar todos os processos, cabendo à gerência a responsabilidade de operá-lo de forma conseqüente.
• Sistema de Informações contábeis INPUTS (fatos contábeis) -> PROCESSAMENTO (registro/análise) -> OUTPUTS(demonstrações contábeis).
Os inputus são os fatos contábeis que se podem mensurar econômica e financeiramente numa empresa e que correspondem a transações diversas, como compra e venda de mercadorias, pgtos de salários, recebimentos de vendas à vista ou a prazo. O processamento ocorre em duas etapas:
1. registro dos fatos nos livros contábeis ( exemplo: o diário e o razão )
2. análise e conciliação dessas informações.
O registro dos fatos contábeis é feito mediante uma codificação utilizada para classificação dos eventos. Essa codificação é denominada contas contábeis, e o conjunto das diversas contas constitui o plano de contas contábeis.
Os Outputs consistem nas demonstrações contábeis, que na prática, são o retrato da situação econômica e financeira das empresas perante a sociedade . Tais demonstrações incluem:
- o balanço patrimonial (BP) - a demonstração do resultado do exercício (DRE) - demonstração do fluxo de caixa - demonstração das mutações do patrimônio líquido - demonstração do valor adicionado.
• Plano de contas, deve incluir: -Elenco das contas - Função das contas - Funcionamento das contas.
Existem dois tipos de usuários das informações contábeis: internos e externos. Cada usuário está interessado num determinado tipo de informação:
Usuário interno/externo Informação desejada Usuário interno/externo Informação desejada
Acionista externo Fluxo