Apostila De Op
Este manual foi elaborado com o objetivo de auxiliar o Operador de Empilhadeira, servindo de apoio e consulta, e complementando o aprendizado teórico e prático recebidos durante o treinamento.
Está distribuído em 10 ( dez ) módulos, com informações básicas sobre : Conceitos, Aspectos Legais, Classificação das Empilhadeiras, Componentes e Sistemas das Empilhadeiras, Inspeção, Manutenção, Equilíbrio da Empilhadeira, Operação, Normas de Segurança e Áreas de Trabalho.
Sendo o Operador de Empilhadeira um profissional de grande importância dentro das Empresas, face ao tipo de trabalho que desenvolve, tipo de equipamento que opera e ao tipo de material que transporta, e principalmente a sua responsabilidade com a relação à prevenção de acidentes e danos materiais, faz-se necessário um bom aproveitamento nos cursos de reciclagem específico e de prevenção de acidentes, bem como o cumprimento de todas as Normas de Segurança.
1 – CONCEITOS
2 – ASPECTOS LEGAIS
3 – CLASSIFICAÇÃO DAS EMPILHADEIRAS
4 – COMPONENTES E SISTEMAS
5 – INSPEÇÃO
6 – MANUTENÇÃO
7 – O EQUILÍBRIO DA EMPILHADEIRA
8 – OPERAÇÃO
9 – NORMAS DE SEGURANÇA
10 – ÁREAS DE TRABALHO
EMPILHADEIRA : Veículo utilizado para transporte e movimentação de materiais, como características e especificações técnicas que permitem a movimentação de materiais horizontalmente e verticalmente, dispensando o uso da força física para carregá-la ou descarregá-la, substituindo outros equipamentos, muitas vezes tecnicamente ou financeiramente enviável.
OPERAÇÃO : Ato ou efeito de operar.
OPERADOR DE EMPILHADEIRA : Profissional habilitado, de acordo com as exigências técnicas e legais para operar empilhadeiras, atendendo os requisitos operacionais e de segurança.
SEGURANÇA NO TRABALHO : Técnicas utilizadas para promover a prevenção de acidentes, para quem está desenvolvendo determinada tarefa ou para terceiros.
ACIDENTE DO TRABALHO – CONCEITO LEGAL : É