Apostila de Neuroanatomia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE NEUROANATOMIA
Neuroanatomia
Anatomia (do grego antigo "seccionar"), é o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente;
Neuroanatomia é o ramo da anatomia que estuda a organização anatômica do sistema nervoso;
Sistema Nervoso: É um conjunto de órgãos responsáveis pela coordenação e integração dos demais sistemas orgânicos, relacionando o organismo com o seu meio externo e interno.
Nos animais vertebrados, estuda as inumeráveis ligações entre os nervos do cérebro até a região ("periférica") do corpo a qual tem conexão e a estrutura interna do cérebro, em particular.
Investiga também, com igual importância, o delineamento das regiões do cérebro, a distinção entre as estruturas e mantêm centralizado seu foco de atenção para a investigação de como este complexo sistema trabalha.
Por exemplo, muito de que os neurocientistas aprenderam advém da observação sobre "lesões" em áreas específicas do cérebro e como afeta o comportamento na relação com outras funções neurais.
A neurociência é o estudo da realização física do processo de informação no sistema nervoso humano animal e humano.
O estudo da neurociência engloba três áreas principais:
- Neurofisiologia - Neuroanatomia - Neuropsicologia
Neurofisiologia
. É estudo das funções do sistema nervoso.
. Ela utiliza eletrodos para estimular e gravar a reação das células nervosas ou de área maiores do cérebro.
. Ocasionalmente, separaram as conexões nervosas para avaliar os resultados.
Neuroanatomia
É o estudo da estrutura do sistema nervoso, em nível microscópico e macroscópico. Os neuroanatomistas dissecam o cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos fora dessa estrutura.