Apostila de microbiologia
Uma população microbiana, sob condições naturais, contém muitas espécies diferentes. Os microbiologistas devem ser capazes de isolar, enumerar, e identificar os microrganismos em uma amostra, para então classificá-los e caracterizá-los.
Isolamento e Cultivo de Culturas Puras
Os microrganismos na natureza normalmente existem em cultura mistas, com muitas espécies diferentes ocupando o mesmo ambiente. Ao determinar as características de um microrganismo, ele deve estar em cultura pura, ou seja, em que todas as células na população são idênticas no sentido de que elas se originaram de uma mesma célula parental. Em laboratório, os microrganismos são cultivados ou desenvolvidos em material nutriente denominado meio de cultura. O tipo de meio utilizado depende de vários fatores: * considerações sobre a origem do material a ser analisado * a espécie que se imagina estar presente nesta amostra * as necessidades nutricionais dos organismos
Técnicas de isolamento de microrganismos:
O material a ser analizado é colocado no meio de cultura - inóculo - O processo de inoculação pode ser feito mediante: * técnica de esgotamento por meio de estrias superficiais - a amostra é semeada na superfície do meio solidificado com uma alça de semeadura para esgotar a população, assim em algumas regiões do meio, células individuais estarão presentes. * técnica de semeadura em superfície - uma gota da amostra diluida é colocada na superfície do ágar e com o auxílio de uma alça de semeadura de vidro (alça de Drigalky) esta gota é espalhada sobre o meio. * método de pour-plate - a amostra é diluida em tubos contendo meios liquefeitos (45 oC). Após homogeneização são distribuidos em placas de Petri; e após a solidificação dos meios as placas são incubadas. As colônias se desenvolverão tanto acima quanto abaixo da superfície (colônias internas).
Em cada uma dessas técnicas o objetivo é diminuir a população microbiana, assim as células