Apostila de Metodologia de pesquisa cientifica
A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica (MPCT) tem por objetivo propiciar ao aluno conhecimentos sobre o papel da Ciência e da Tecnologia e sobre a especificidade do discurso científico e seus elementos; também objetiva desenvolver condições para que o aluno possa elaborar um projeto de pesquisa, visando a que ele se familiarize com a produção de textos científicos e possa depois desenvolver sua monografia de final de curso (TCC) com sucesso.
Esta apostila contempla os principais tópicos e discussões que serão abordados ao longo do curso, selecionados a partir da bibliografia que norteia a disciplina e de outras contribuições, conforme referenciação bibliográfica ao final deste material. Nosso objetivo é apresentar de forma clara tais elementos, para que haja boa compreensão e aproveitamento do nosso aluno iniciante.
Outros materiais serão utilizados durante o curso, para aprofundamento de itens específicos, conforme se faça necessário. O aluno poderá (e deverá) igualmente consultar os livros listados ao final desta apostila, e consultar o professor para obtenção de mais material, se julgar necessário para seus estudos.
1 Ciência e Tecnologia
É tarefa muito difícil definir o que é ciência. Em princípio, pode-se afirmar que a ciência “busca compreender a realidade de maneira racional, descobrindo relações universais e necessárias entre os fenômenos, o que permite prever os acontecimentos e, consequentemente, também agir sobre a natureza. Para tanto, a ciência utiliza métodos rigorosos e atinge um tipo de conhecimento sistemático, preciso e objetivo (MATIAS-PEREIRA, 2007, p.12).
Mas não podemos esquecer que o conhecimento científico, apesar de rigoroso, não é certo e definitivo, não é a verdade. O conhecimento científico, como qualquer outro tipo de conhecimento, é histórico, depende da descoberta de novos fatos ou invenções, o que muda a “verdade científica”. Por exemplo, na Idade Média a concepção