Apostila de logica
Criação de Algoritmos
Lucas Criscoullo Fernandez e Thiago Borges Campos
INTRODUÇÃO
O objetivo principal da Lógica de Programação é demonstrar técnicas para resolução de problemas e consequentemente automatização de tarefas.
Aprender a Lógica é essencial para formação de um bom programador, servindo como base para o aprender todas as linguagens de programação.
De um modo geral esses conhecimentos serão de grande importância pois ajudarão no cotidiano, desenvolvendo um raciocínio rápido.
Mas o que séria lógica?
Não há consenso quanto à definição da lógica. Alguns autores definem-na como o estudo do processos válidos e gerais pelos quais atingimos a verdade, outros como a ciência das leis do pensamento, ou somente como o estudo dos princípios da inferência válida. Esta pluralidade de definições dá-nos conta da diversidade de estudos que são abrangidos pela Lógica.
“A lógica foi criada por Aristóteles, no século IV a.C., como uma ciência autônoma que se dedica ao estudo dos atos do pensamento - Conceito, Juízo, Raciocínio, Demonstração- do ponto de vista da sua estrutura ou forma lógica, sem ter em conta qualquer conteúdo material. É por esta razão que esta lógica aristotélica se designa também por lógica formal.
Em contraposição a este conceito de lógica formal, surgiu um outro - o de lógica material - para designar o estudo do raciocínio no que ele depende quanto ao seu conteúdo ou matéria.”
Esta distinção entre lógica formal e lógica material permite-nos agora perceber porque:
Tendo em conta a sua forma, o raciocínio é correto ou incorreto ( válido ou invalido). Mas se atendermos à sua matéria, a conclusão pode ser verdadeira ou falsa.
Exemplo 1:
| Nenhum homem sabe dançar | Este dançarino é homem | | Logo, | Este dançarino não sabe dançar |
Este raciocínio é formalmente correto, uma vez que a conclusão está corretamente deduzida. Mas a conclusão é falsa, uma vez que é falsa