APOSTILA DE IH para mesclagem
As Instalações de Água podem ser:
a) Instalações de Água Fria
b) Instalações de Água Quente
INSTALAÇÃO DE ÁGUA FRIA
1) Conjunto de reservatórios, tubulações, equipamentos e dispositivos diversos existentes a partir do ramal predial, com finalidade de manter a água sob boa qualidade e em quantidade satisfatória.
Normas que regulamentam as instalações de água fria – NB-92/80 e NBR 5626
2) Projeto de Instalações – é o conjunto de plantas que se destinam a orientar e garantir a qualidade, quantidade, conforto, economia e higiene.
3) Projeto Completo de Instalações de Água compreende:
a) Planta, cortes, detalhes e vistas isométricas (perspectiva a cavaleira), com dimensionamento e traçado dos condutores.
b) Memorial descritivo, justificativa de cálculos
c) Específicação do material e normas para a sua aplicação
d) Orçamento, compreendendo o levantamento das quantidades e dos preços unitário e global da obra
e) Escalas usuais para desenho dos projetos 1:50 ou 1:100
Detalhes e isométricos 1:25 ou 1:20
Elementos necessários para elaboração do projeto: Para elaborar um projeto de instalações são necessárias as plantas completas do projeto de arquitetura ( planta baixa, fachadas, cortes, locação, cobertura, locação e situação), bem como uma correta definição do padrão da instalação, que poderá ser feita em comum acerto com o proprietário; dependendo do porte da obra ou de sua complexidade, deve consultados os demais projetistas envolvidas na elaboração de todos os projetos da edificação.
TERMINOLOGIA
Alimentador predial – Tubulação compreendida entre o ramal predial e a primeira derivação ou válvula de flutuador do reservatório.
Aparelho sanitário – Aparelho destinado ao uso de água para fins higiênicos ou para receber dejetos e/ou águas servidas.
Automático de boia – Dispositivos instalado no interior de um reservatório para permitir o funcionamento