Apostila de Gêneros Textuais
Introdução
Relembrando...
As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.
Utilizamos as sequências didáticas em Língua Portuguesa para ensinar os alunos a dominar um gênero textual de forma gradual, passo a passo. Ao organizar uma sequência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final.
Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.
Para realizar as sequências didáticas é preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero. Isso é necessário para que seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades. Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.
Devido ao sucesso da primeira apostila de Sequências Didáticas, elaborada em Julho de 2012, nos propomos a dar continuidade ao trabalho, utilizando aqui, novos gêneros textuais. Nossa intenção é dar suporte aos professores de Língua Portuguesa e a apostila é apenas uma sugestão. Cada professor pode e deve acrescentar, retirar, modificar as atividades para adequá-las a sua turma e sua realidade.
Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, sugerimos a seguinte