Apostila de Fotojornalismo
Universidade Federal de Uberlândia
Comunicação Social – Jornalismo
Disciplina: Fotojornalismo / 3º Período
2
Angulações
Ângulo Picado
Foca a ação de cima para baixo, o que minimiza o personagem, diminui sua força ou importância; demonstra o predomínio da ação sobre personagens e coisas. A expressão é de inferioridade
Ângulo Contra Picado
A ação é focada de baixo para cima aumenta a estatura e a importância do personagem, coloca-o em posição dominante; A expressão é de superioridade.
Ângulo Normal
A ação observada à altura dos olhos, sem significação especial relativamente ao personagem; é a imagem mais comum e natural. Perspectiva normal.
3
Planos
Panorâmico
Esse plano, muitas vezes criado com mais de uma fotografia, abrange as extremidades da imagem, mostrando uma vista inteira de uma área circunvizinha. É possível ser feito com qualquer camera digital, ou até mesmo com o uso de um scanner, no entanto existem softwares especiais para tal, capaz de combinar várias fotos em uma única imagem de até 360 graus. Grande Plano Geral (GPG)
O ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica. Objetivamente a área do quadro é preenchida pelo ambiente deixando uma pequena parcela deste espaço para o sujeito que também o dimensiona.
Seu valor descritivo está na importância da localização geográfica do sujeito e o seu valor dramático está no envolvimento, ou esmagamento, do sujeito pelo ambiente. Pode enfatizar a dominação do ambiente sobre o homem ou, simbolicamente, a solidão. Plano Geral
Neste enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro: divide, assim, o espaço com o sujeito. Existe aqui uma integração entre eles. Tem grande valor descritivo, situa a ação e situa o homem no ambiente em que ocorre a ação. O dramático advém do tipo de relação existente entre o sujeito e o ambiente.
O PG é necessário para localizar o espaço da ação.
4
Plano Médio
É o enquadramento em que o sujeito