APOSTILA DE ESTAT STICA B SICA 1
1. Definição.
É o ramo da matemática que coleta, descreve, organiza, analisa e comunica dados quantitativos sobre uma coleção de elementos. Na atualidade, a estatística é essencial para o desenvolvimento de todas as ciências e está presente no cotidiano por meio de índices, tabelas e gráficos.
2. Divisão da estatística.
A Estatística Descritiva ou Dedutiva é o ramo da Estatística que tem por objetivo descrever e analisar fatos relacionados a determinado grupo ou população, sem pretender tirar conclusões de caráter mais genérico.
A Estatística Indutiva ou Inferência Estatística, baseando-se nos resultados obtidos da análise de amostra de uma população, procura inferir ou estimar as leis de comportamento de toda a população.
Obs: As principais fases do método estatístico são: Coleta de Dados, Crítica dos Dados, Apuração dos Dados, Apresentação dos Dados e Análise dos resultados.
3. Conceitos de população, variável e amostra.
a) População: é um conjunto de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum.
Obs: Devemos tomar cuidado, pois o termo População, em estatística não tem o mesmo significado usual, relacionado apenas a pessoas. Uma população estatística é um conjunto de informações que tenham entre si alguma característica comum. Por exemplo, o conjunto de todas as cores de olhos constitui a população de cores de olhos.
b) Variável: É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Elas são classificadas da seguinte maneira:
- VARIÁVEL QUALITATIVA: Quando seus valores são expressos por atributos: sexo, cor da pele, etc.
- VARIÁVEL QUANTITATIVA: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica, trata-se portanto da estatística de variável e se dividem em :
VARIÁVEL DISCRETA OU DESCONTÍNUA: Seus valores são expressos geralmente através de números inteiros não negativos. Resulta normalmente de contagens. Ex: Nº de alunos presentes às aulas de introdução à