Apostila de educação financeira
A Arte de Administrar na palma das suas Mãos.
POR QUE EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
Ultimamente a obtenção de crédito tornou-se muito fácil no Brasil, devido às políticas de incentivo ao consumo. Com isso, as pessoas passaram a se endividar, isto porque a cultura da educação financeira nunca foi presente no Brasil.
Consumir é necessário e ter crédito é positivo, desde que tudo seja feito com consciência; é ai que entra a importância da educação financeira e de aprender a administrar as finanças pessoais: para que se possa aprender a controlar os ganhos, guardar e investir dinheiro e consumir conscientemente; feito isto as vantagens são inúmeras, dentre elas podemos citar: melhora na qualidade de consumo e na qualidade de vida e também permitir que a realização de sonhos seja possível.
“O dinheiro é uma ferramenta fantástica para nos conhecermos e que não é nada agradável porque quando começamos a entender como nos relacionamos com o dinheiro, ficamos chocados. Descobrimos aspectos de nós mesmos dos quais não tínhamos conhecimento”. Jacob Needleman Dinheiro é uma necessidade básica, porém a quantidade necessária para cada pessoa, ou família é relativa. Vai depender dos valores e do padrão de vida desejados.
A sabedoria é achar um ponto de equilíbrio. Seja autêntico e jamais se encante pelo estilo de vida de outras pessoas. Crie o seu padrão de vida.
Defina seus objetivos. Não gaste mais do que ganha, calcule e saiba qual é o seu limite.
Aprenda a identificar seus gastos fixos e certos e quais os eventuais. E acostume-se a colocá-los em uma tabela onde você possa com facilidade se orientar e organizar.
Quando se gasta mais do que se ganha, a quebra e o pesadelo é uma questão de tempo. A falta de dinheiro prepara armadilhas que afetam o ambiente familiar e sua tranquilidade, onde todos são afetados, visto que todos estão envolvidos.
COMO SURGEM AS DÍVIDAS?
Em linhas gerais, podemos afirmar que o endividamento das