Apostila de econometria
Inicialmente a Teoria Econômica se ocupa da construção do arcabouço teórico sem preocupação com empirismo. * Marshall (1897) prevê o crescimento inevitável da investigação quantitativa da economia no sec XX. Técnicas já disponíveis:
* Mínimos quadrados (Legendre - 1806) em análise de regressão, só em 1900. * Método dos Momentos - Pearson - 1900. * Máxima verossimilhança - Gauss - 1880.
Primeiros estudos sistemáticos datam do pós-I Guerra.
ECONOMETRIA - (Termo criado por Ragnar Frish - 1926) surge “para” cobrir duas “lacunas” existentes: - Quantificação dos parâmetros dos modelos gerados a partir da teoria; - Permite colocar à prova as proposições teóricas (confrontar teoria com realidade). Exemplo: M = f(Yd, câmbio) - teoria só dá o sentido do efeito.
Mais propriamente, a Econometria se presta magnificamente à formulação de política econômica e sua implantação. Muito forte nos países de planejamento central. Não prescinde da teoria econômica (exceto Cobb-Douglas).
No Ocidente ganha impulso com a criação da Econometric Society (1930) - “Sociedade internacional para o desenvolvimento da Teoria Econômica em sua relação com a Estatística e a Matemática, objetivando favorecer os estudos de caráter quantitativo que tendem a relacionar o ponto de vista teórico com o empírico na investigação dos problemas econômicos ...”.
CONCEITO Ramo da ciência econômica que busca exprimir as teorias econômicas em termos matemáticos para verificá-las por métodos estatísticos, objetivando dar-lhe conteúdo empírico, envolvendo:
1- Especificação das relações teóricas; 2- Estimação dessas relações; 3- Verificação: a. Confrontar a teoria econômica com fatos b. Testar hipóteses envolvendo comportamento econômico. 4- Previsão - projetar