Apostila de custos
Profa. TATIANA VIANA
2008.2
UNIDADE I
INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS
1. O SISTEMA CONTÁBIL
A Contabilidade é uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro. Tudo isso, servindo aos mais diversos usuários, para que eles possam, por meio de seus atos buscarem a prosperidade da entidade e da sociedade.
Esse conceito, não restringe à ação da Contabilidade na medida em que discorre sobre a necessidade de suprir as expectativas informativas dos usuários a ela ligados. Porém, cabe observar a correlação existente entre tal ciência e outras formas de conhecimento, ou seja, existe uma relação intencional entre os estudos contábeis e as demais áreas do conhecimento.
A ciência contábil pode ser ramificada em várias especializações (Contabilidade Gerencial, Agrícola, Pública, Comercial, Industrial, Social e outras), sendo que cada uma delas estuda o patrimônio sob uma ótica particular, conforme especifica sua identificação. Determinante disso são as diversas atividades desenvolvidas pelas organizações, as políticas adotadas, os interesses dos usuários, as normas governamentais, dentre outras.
1.1 CONTABILIDADE FINANCEIRA E CONTABILIDADE GERENCIAL
Entre as muitas especializações da Contabilidade é possível classificá-la em Contabilidade Financeira (Geral) e Contabilidade Gerencial. A figura 1, a seguir, apresenta um Sistema de Informação Contábil capaz de cumprir tanto as exigências legais (Contabilidade Financeira) como as necessidades informativas dos usuários gerando informações de ordem gerencial.
FIGURA 1 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
EN
TRA
DA
P
R
O
C
E
S
S
A
M
E
N
T
O
SAÍDA
1.1.1 Contabilidade Financeira
Engloba