Apostila de custos
Bel. Ciências Contábeis - UFMT
MBA – Gestão Empresarial - FDC
CONTABILIDADE III
APOSTILA
CONTABILIDADE DE CUSTOS
RONDONÓPOLIS – MT
2013
CONTABILIDADE DE CUSTOS A contabilidade gerencial, em praticamente todo o seu campo de atuação, necessita de dados coletados e produzidos pela contabilidade de custos, pois, a partir desses dados que o contador gerencial obterá informações para produzir relatórios necessários ao controle a as tomadas de decisões, estabelecendo uma relação direta entre os dois ramos da ciência contábil.
Mas, para completar tal relação, faz-se necessário que a contabilidade de custos seja realmente encarada como uma forma de auxílio no desempenho dessa nova atuação, a Gerencial, pois, a Contabilidade de Custos em seus princípios básicos, tem como finalidades: avaliação de estoques e a apuração dos custos de produção e/ou da prestação de serviços e não o fornecimento de dados à administração. Devido a isso, ela sofre adaptações para que se possa utilizar todo o seu potencial, que é o controle e a tomada de decisões (Gerencial).
Com relação ao controle, a função da contabilidade de custos é fornecer dados para a criação de padrões, orçamentos, previsões e acompanhamento efetivo das previsões e realizações.
Quanto às decisões, a sua função é de extrema importância, pois fornece informações sobre dados relevantes de consequência a curtos, médios e longos prazos sobre decisões do tipo: * Fixação do Preço de Venda; * Opção de Terceirização; * Gerenciamento do Resultado; * Planejamento das Atividades; * Opção de Comprar ou Fabricar Determinado Componente; * Qual Produto Cortar;
A formação do preço de venda é uma finalidade bastante lembrada como um típico produto de um sistema de custos, havendo o mito de que quem dispõe de um melhor sistema realiza um melhor cálculo de preço de venda. Talvez se pudesse corrigir esse corolário, dizendo que um bom sistema de custos