Apostila de controle tecnologico
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS
NOTAS DE AULA DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES:
CONTROLE TECNOLÓGICO
Módulo IV
Prof. Valentim Capuzzo Neto
Palmas - 2008 - Revisada e ampliada
1
1- TIPOS DE CONCRETO
1.1 - Definição
Concreto é o material de construção constituído de cimento, agregado miúdo, agregado graúdo, água e, eventualmente, adições ou aditivos químicos. As adições e os aditivos são empregados com a finalidade de melhorar, modificar, salientar ou inibir determinadas reações , propriedades e características do concreto, no estado fresco e endurecido.
1.2 - Tipos de Concreto
Apresentam-se a seguir os vários tipos de concreto empregados em obras civis principais características:
e suas
1.2.1 - Magro
Concreto sem função estrutural, normalmente utilizado em pisos, contrapisos, peças submetidas a pequenos esforços, material de enchimento ou revestimento de fundo de valas quando se necessita proteger a armadura contra a umidade do solo.
Dimensionado geralmente com consumos de cimento variando de 100 kg a 150 kg por metro cúbico, brita n.º 1 ou britas n.º 1 e n.º 2. Apresenta baixa trabalhabilidade, tendência a segregação e exsudação acentuada devido ao reduzido volume de pasta de cimento, decorrente do baixo consumo de cimento.
1.2.2 - Ciclópico
Concreto lançado na fôrma em camadas de 0,50m de espessura e que recebe pedras de mão, com diâmetro de 20 a 30cm, lançadas manualmente sobre a massa de concreto fresco ocupando, aproximadamente, 30% do volume total da peça concretada. Utilizado em tubulões, muros de arrimo de gravidade ou peças de grandes dimensões e baixa concentração de ferragens. 1.2.3 - Convencional
Concreto comum cujo lançamento ocorre de modo tradicional, através de carrinho-de-mão, calhas, latas, caçambas, etc.. Pode ser dimensionado com britas de diversas dimensões, em função do tipo de peça e das necessidades da obra.
Geralmente a consistência do concreto convencional,