apostila da teorias das administração
Resumo: A disciplina Teoria das Organizações tem por objetivo familiarizar os estudantes de administração com os conceitos, sua evolução, suas principais escolas de pensamentos e as principais funções administrativas. Este material apresenta uma base conceitual e teórica imprescindível à prática administrativa. Está estruturado da seguinte forma:
Unidade 1 compreende as Teorias da Administração e os fundamentos da administração: os conceitos básicos da administração, organização, os papéis do administrador e as habilidades do administrador. A unidade 2 aborda a função administrativa planejamento. A unidade 3 aborda as funções administrativas direção e organização. A unidade 4 compreende a função administrativa controlar e novas abordagens de gestão.
1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO
1.1 ADMINISTRAÇÃO
Segundo Maximiano (2005, p. 33) “Administração é uma palavra antiga, associada a outras que se relacionam com o processo de tomar decisões sobre recursos ou objetivos”.
A palavra administração vem do latim (administratione), assim como manejo (que corresponde ao inglês management) e gestão (que corresponde ao espanhol gestión e ao francês gestion). Maximiano (2005) afirma que todas têm o mesmo significado: um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos, para possibilitar a realização dos objetivos.
Caravantes, Panno e Kloeckner (2006) apresentam que a palavra administração sofreu uma radical transformação no seu significado original. Para os autores, a tarefa da administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos. Para os autores, essa definição traz os elementos-chave para o entendimento