Apostila completa de etica
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Bibliografia: Myers, David. Introdução a psicologia geral. 5. Ed. São Paulo:
LTC, 1999. (Capítulo chamado Introdução).
Fundamentação Teórica
Há muitos séculos atrás a psicologia já era uma das mais importantes disciplinas acadêmicas, devido a curiosidade e o fascínio do ser humano pelo seu próprio comportamento e conduta.
A necessidade de alcançar uma identidade e estrutura própria fez com que a
Psicologia se juntasse a Biologia e a Filosofia e a partir de então foi possível descobrir como sentimos, pensamos e agimos.
Significado das ciências que contribuíram para o surgimento da Psicologia:
Filosofia- campo de estudo a partir da intuição e especulações, abordam de forma experimental o funcionamento da mente.
Psicologia- campo de estudo próprio, essencialmente científica.
Fisiologistas- investiga as funções orgânicas e processos ou atividades vitais.
DECORRER HISTÓRICO DA PSICOLOGIA:
Séc V a.C. (Platão e Aristóteles)- teorizaram sobre temas como aprendizagem, memória, motivação, percepção e o comportamento anormal.
Séc XVII- filósofos empiristas britânicos adotam o método de conhecimento baseado na observação. Neste mesmo século John Locke rejeita as ideias inatas, afirmando que a mente não passa de um papel “em branco”.
Em 1831 Charles Darwin, faz uma viagem e percebe que os animais variam de acordo com o local onde vivem. Em 1859, Darwin cria o livro sobre “A origem das espécies” e sua tese “Seleção Natural”.
Em seus estudos e investigações, Darwin observava muito mais do que a parte externa dos animais, como pelagem, unhas, pés e olhos. Este naturalista observou a parte interna desses animais, ou seja, seus comportamentos, tais como: expressões emocionais, relacionadas a raiva, a tristeza, a saudade, entre outros.
Os psicólogos e biólogos continuaram a investigar e estudar a história do pensamento até que em