APOSTILA CAPACITA O 2010
A Constituição Federal de 1988 em seu Art. 6º assegura direitos sociais básicos ao cidadão, sendo a Educação um deles. O Município de Tamboril vem cumprindo prioritariamente esse direito, assistindo a 6.914 alunos distribuídos em 54 unidades escolares, buscando servir merenda diariamente. Mas, para conseguir manter essa meta é necessário oferecer merenda de qualidade, nutritiva e ao gosto do aluno.
Objetivando qualificar o pessoal para preparar e servir adequadamente a merenda escolar; a Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Controle da Merenda Escolar promoverá a Capacitação das Merendeiras Boas Práticas na Manipulação de Alimentos II a partir da necessidade de capacitá-las (los) para atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, adequadamente.
A merenda escolar se constitui em um dos alicerces do processo de aprendizagem. Nela estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão melhor rendimento do aluno em sala de aula. No PNAE, a merendeira (o) desempenha papel de fundamental importância não só como colaboradora para a melhoria da aprendizagem do aluno, mas também como agente condutor (a) das técnicas adequadas para o preparo da merenda e das informações sobre os bons hábitos alimentares.
O curso foi planejado para reforçar as relações com a higiene pessoal e para a manipulação de alimentos, buscando valorizar sempre a saúde e o bem estar do aluno.
Pretende-se, também, com a capacitação abordar não só técnicas de higienização na prática da cozinha escolar, como também, mostrar a importância de uma alimentação saudável na elaboração de cardápios qualificados, através de oficinas de culinária.
Assim sendo, esta apostila preconiza, com suas informações, os meios para a operacionalização e otimização do PNAE.
1. MERENDA ESCOLAR BREVE HISTÓRICO
1.1. Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante,