Apostila bd ddl
Estudo de Caso – Controle Acadêmico Simplificado Uma escola contém vários cursos, onde cada aluno possui uma matricula num determinado curso. Estes cursos, por sua vez, possuem módulos, aos quais serão atribuídos resultados finais a cada aluno. O DER da figura abaixo representa uma modelagem física, de acordo com o padrão ANSI da linguagem SQL.
aluno id_c urso = id_c urs o
matricula nome id_curso
INTEGER VARCHAR(40) INTEGER
curso id_c urso = id_c urs o
id_curso nome
INTEGER VARCHAR(40)
matric ul a = matri c ul a
modulo id_modulo nome id_curso INTEGER VARCHAR(40) INTEGER id_modulo = id_m odulo
id_conceito matricula id_modulo ano semestre resultado
conceito INTEGER INTEGER INTEGER INTEGER INTEGER VARCHAR(15)
MODELAGEM FÍSICA DE EXEMPLO.
Simbologia Os comandos SQL serão apresentados a seguir segundo uma simbologia padrão: • • • • As palavras em negrito são obrigatórias. Na redação do comando SQL devem aparecer, sempre. Os termos entre “” devem ser substituídos pela expressão indicada. Por exemplo: O termo , num comando SQL, deve ser substituído por uma tabela do BD. Os termos entre “[” e “]” indicam opcionalidade. Os termos entre “{“ e “}” indicam uma escolha obrigatória dentre as opções.
Importante salientar que podem existir variações nos comandos em relação ao SGBD escolhido na modelagem física dos dados.
Comandos DDL
CRIAR TABELA
Sintaxe: create table ( [not null] [not null with default] [, [not null] [not null with default] ...] primary key () foreign key () references () ) Semântica: cria uma nova tabela no banco de dados em uso. : define o nome da tabela : define o nome da coluna. A definição das colunas de uma tabela é feita relacionando-as uma após a outra, separadas por vírgula. : define o tipo e o tamanho da coluna definida. Os tipos de dados mais comuns são: • SmallInt: número de 2 bytes, entre–32768 e +32767 • Integer: número de 4 bytes, entre -2147483648 e +2147483647