Apostila Ballet
SUMÁRIO
Introdução
História do Ballet Clássico
Métodos de ensino do Ballet Clássico
Estilos de Ballet
Estilos de Bailarinos
Benefícios e Princípios básicos do Ballet Clássico
Posições dos braços e mãos
Posição dos pés e pernas
Posições do corpo
Termos de Ballet para os 1º e 2º anos
Cuidados e Saúde do Bailarino
Sapatilha de ponta
Dicionário
Introdução
Esta apostila foi escrita com muito carinho, para que os bailarinos da Class Artes pudessem entender um pouquinho mais sobre a dança que praticam. Leiam e pesquisem sempre mais! A curiosidade nos torna mais inteligente! Espero que gostem. O ballet é a dança mais complexa que existe. Seus movimentos que não se limitam somente ao chão, explora também o ar em saltos surpreendentemente belos. O preparo necessário para a execução de cada movimento, a graciosidade dos bailarinos misturada a força é o que dá toda a grandeza dessa arte doce e forte.
História do Ballet Clássico
A história do ballet começou há 500 anos, na Itália. Em seus ricos salões, os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. Essas luxuosas e demoradas apresentações (no mínimo 3 horas) contavam com ricos e pesados trajes e cenários feitos por badalados pintores, como Leonardo da Vinci.
A primeira apresentação de ballet que se tem notícia data de 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão Galeazzo de Sforza com Isabel de Aragon, organizada por Bergonzio di Botta.
Estas apresentações ocorridas na corte italiana possuíam delicados movimentos de cabeça, braços, tronco, pernas e pés. Para a existência de bons bailarinos, surgiram os primeiros professores de dança, que viajavam por vários lugares ensinando para ocasiões como casamentos, alianças políticas, vitórias de guerra, etc.
Quando a italiana Catarina de Medicis casou com Henrique II, se tornou rainha da França e introduziu com grande sucesso o ballet