Apostila aux
Esta apostila foi desenvolvida pelo Instrutor
Carlos Henrique Estanislau Lopes Silva
Para fins didáticos
Betim
2014
Curso Aux. Contábil
Criador: Prof. Carlos Henrique Estanislau Lopes Silva
1.
CONTABILIDADE
1.1
CIÊNCIA DA CONTABILIDADE
A maioria dos estudiosos reconhece a Contabilidade como ciência. O conceito
usual de ciência prevê a existência de estudos anteriores e normas próprias. A Contabilidade pertence às ciências econômicas e administrativas.
Apresentamos definições de alguns mestres sobre a Contabilidade:
1.2
Definições
“É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o
registro, a demonstração expositora e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”. (Hilário Franco)
“É a ciência que estuda o patrimônio, do ponto de vista econômico e financeiro, observando seus aspectos quantitativos e qualitativos e as varições por ela sofridas”. (Miguel Rendy)
Para melhor entender o conceito e os objetivos da contabilidade, vamos admitir que você, um profissional de empresas, foi convidado para a diretoria de uma companhia em substituição a um diretor demitido. Ao assumir o cargo de diretor financeiro, você verifica que quase todos os homens-chaves da empresa
se demitiram solidários com o diretor
dispensado. Como você reagiria a essa situação?
Certamente seu primeiro passo seria a coleta de informações e dados, para que, conhecedor da situação econômico-financeira da companhia, você pudesse tomar as primeiras decisões. Seu ponto de partida seria, naturalmente, os registros e relatórios econômicofinanceiros de seu antecessor, até a data em que o mesmo deixou a companhia. E é nesse ponto que entra a contabilidade.
Com base nessas definições, podemos conceituar a Contabilidade como sendo a ciência cujo objetivo é o estudo do patrimônio.
1.3
USUÁRIO DA CONTABILIDADE
A