Apostila Análise Economica
Professor:
Edvar Vitor soprano
ECONOMIA
Conceito:
A palavra economia deriva do grego oikonomos (de oikos, casa, e nomos, lei), que significa a administração de uma casa, ou do estado, e pode ser assim definida:
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Assim, quando nos referimos a uma pessoa dizendo que ela é econômica, estamos querendo dizer que ela é cuidadosa e parcimoniosa no gasto de dinheiro ou na utilização de matérias, ou seja, que ela é cuidadosa na administração dos seus recursos.
Em economia, por sua vez, estudamos as maneiras pelas quais os diferentes tipos de sistemas econômicos administram seus limitados recursos com a finalidade de produzir bens e serviços objetivando satisfazer as necessidades da população. “Se o objetivo é o de atender ao máximo as ilimitadas necessidades da população e se os recursos são limitados, então a administração desses recursos tem que ser feita de maneira cuidadosa, econômica (parcimoniosa), racional e eficiente.” Em outras palavras temos que “economizar” recursos.
Objetivo:
O objetivo principal da economia é à busca do bem-estar social, isto é, atender o máximo da necessidade humanas que são ilimitadas, no melhor uso alternativo dos recursos produtivos que são limitados.
Para atingir os objetivos do bem estar, se faz necessário reunir os recursos produtivos (fatores de produção ou recursos empresariais) que concorrerão no processo de produção de bens e serviços.
SISTEMA ECONÔMICO
Sistema econômico é a forma como a sociedade está para desenvolver as atividades econômicas de produção, circulação, distribuição e consumo de bens