Apostila análise de contas médicas
No início dos anos 60, alguns grupos preocupados com a qualidade do serviço de saúde, criaram associações para ratearem as despesas de saúde.
Estes grupos foram crescendo e já nos anos 70 encontramos grandes assistências médicas iniciando suas atividades no mercado brasileiro. As assistências médicas ofereciam serviços médicos para pessoas que estivessem dispostas a pagar mensalmente um valor para usufruir de uma rede de médicos, laboratórios e hospitais credenciados que atendiam e recebiam do grupo de assistência médica o pagamento dos serviços prestados.
Nos anos 80, com a degradação do serviço público de saúde, aumentou a necessidade de utilizar os serviços de assistência médica e com isso tivemos um crescimento surpreendente neste mercado. Várias empresas passaram a oferecer planos diferenciados para todos os tipos de coberturas.
No entanto, as relações entre empresa, prestador de serviço e usuário ficaram difíceis devido a abusos cometidos, então o Governo Federal criou a Lei 9.656/98 com intuito de melhorar estas relações.
O ANALISTA DE CONTAS MÉDICAS
O Departamento de Contas Médicas possui uma das funções de maior importância na ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA de um Plano de Saúde ou hospital, o analista de contas médicas.
Sua função é conferir todas as operações de prestação de serviços, materiais e medicamentos que estão sendo cobrados nas contas hospitalares apresentadas ao Plano de Saúde.
Com o constante crescimento do mercado de saúde, cresce a procura por profissionais qualificados.
Ajudaremos você a desenvolver habilidades nos diversos segmentos da análise de contas médicas para poder atuar em qualquer ramo da atividade de Contas Médicas.
1. O SISTEMA DE CONTAS MÉDICAS
O elevado volume e complexidade das contas hospitalares, bem como de suas condições contratuais, torna a atividade de Análise de Contas Médicas trabalhosa, pois ainda é