Apostila Administração do Capital de Giro
Gestão Financeira
Professor : Creso Junior
Administração do Capital de Giro
1. Introdução à Administração do Capital de Giro
A administração do capital de giro vem sendo reconhecida como uma área de fundamental importância para o equilíbrio financeiro das empresas, com participação decisiva no sucesso dos negócios. Uma administração inadequada do capital de resulta normalmente em sérios problemas financeiros, contribuindo efetivamente para a formação de uma situação de insolvência. 1.1. Definição
O termo giro refere-se aos recursos correntes da empresa (curto prazo), geralmente identificados como aqueles capazes de serem convertidos em caixa no prazo máximo de um ano.
Seus elementos são identificados no Ativo Circulante e no Passivo Circulante.
Vamos relembrar em resumo o balanço patrimonial de uma empresa, apresentando os principais itens:
Balanço Patrimonial
Ativo Circulante
Caixa
Bancos
Estoques
Recebíveis
Aplicações Financeiras
Passivo Circulante
Fornecedores
Impostos
Empréstimos e
Financiamentos CP
Passivo Não Circulante
Ativo Não Circulante
Investimentos
Imobilizado
Intangível
Empréstimos e
Financiamentos LP
Patrimônio Líquido
Capital Social
Reserva de Lucros
A definição do montante de capital de giro é uma tarefa com sensíveis repercussões sobre o sucesso dos negócios, exercendo evidentes influências na liquidez e na rentabilidade da empresa. A importância e o volume de capital de giro para uma empresa são determinados principalmente pelo volume de vendas, que é lastreado pelos estoques, valores a receber e caixa; pela sazonalidade dos negócios que determina variações nas necessidades dos recursos ao longo do tempo; por fatores cíclicos da economia, como recessão e comportamento do mercado; tecnologia aplicada ao tempo e custos de produção, e políticas de negócios centradas em alterações nas condições de venda, de crédito, produção, etc.
Em