Apostila ADM
5.1. CONCEITOS
RECEITAS: são ingressos patrimoniais decorrentes da utilização dos recursos da empresa e que geram gastos para a mesma. As receitas aumentam a riqueza própria do patrimônio.
DESPESAS: são gastos executados com a finalidade de gerar receitas. As despesas podem diminuir o ativo ou aumentar o passivo, mas sempre provocam diminuições no patrimônio líquido. As despesas reduzem a riqueza própria do patrimônio.
RESULTADO = RECEITAS - DESPESAS
LUCRO → Despesas < Receitas
PREJUÍZO → Despesas > Receitas
NULO → Despesas = Receitas
Receitas e Despesas Financeiras
Operações Financeiras são aquelas realizadas com a finalidade de CAPTAR ou APLICAR recursos financeiros
Dividem-se, portanto, em OPERAÇÕES ATIVAS (destinadas à aplicação de recursos) e OPERAÇÕES PASSIVAS (praticadas com a finalidade de captação de recursos financeiros)
RECEITAS FINANCEIRAS: correspondem aos ingressos patrimoniais originados das aplicações de recursos financeiros, tais como:
receitas de juros; descontos condicionais obtidos; variações monetárias pré-fixadas ativas (excedentes às pós-fixadas)
Atenção: obedecendo ao regime de competência do exercício, quando derivadas de operações ou títulos com vencimento posterior ao encerramento do exercício social, as receitas financeiras podem ser distribuídas proporcionalmente aos períodos-base a que competirem, podendo também, a critério da empresa, ser apropriadas integralmente no período-base correspondente à realização da operação.
DESPESAS FINANCEIRAS: correspondem aos gastos incorridos nas operações de captação de recursos financeiros, tais como:
despesas de juros; descontos condicionais concedidos; correção monetária pré-fixada;
Atenção: as despesas financeiras pagas antecipadamente DEVERÃO ser apropriadas, pró rata tempore, por exercícios sociais a que competirem. Já as despesas financeiras incorridas na fase