Apostila Adaptada SAF
Disciplina: Componentes Curriculares de Sistemas Agroflorestais
Professor: Engº Agrônomo José Cláudio B. Ferraz
ANOTAÇÕES SOBRE FLORESTAS E SISTEMAS
AGROFLORESTAIS
Adaptado
Açailândia/MA
23/11/2013
ANOTAÇÕES: FLORESTAS
1. IMPORTANCIA E INTERAÇÕES
Há uma relação muito íntima entre a floresta e a água. As árvores funcionam como esponjas que abastecem as reservas subterrâneas. A carga de água dos rios está relacionada à existência de florestas e aquela pode ficar comprometida se continuarmos no processo de devastação das áreas verdes do planeta.
A importância da floresta é enorme, pois suas raízes ajudam a evitar a erosão do solo.
Suas folhas que cobrem o solo também ajudam a evitar a erosão e ainda permitem que a água das chuvas possa lentamente entrar no solo e ali permanecer por mais tempo, ao passo que a ausência de vegetação favorece o processo chamado de lixiviação.
As florestas também têm uma função excelente de regular o clima, pois elas, pelo sistema da fotossíntese, absorvem o gás carbônico, que eliminamos com a respiração e aquele decorrente de inúmeras atividades humanas, que foram intensificadas no período pré-industrial e industrial.
Portanto, o processo de eliminação das florestas favorece consideravelmente ao acúmulo de gases de efeito estufa. Primeiro, porque ao eliminá-las retiramos do planeta os seres vivos que têm como função ajudar a reduzir, ao menos temporariamente, o gás carbono usado na fotossíntese. Em segundo lugar, a devastação normalmente é feita em duas modalidades que por si só são causadores do aumento desses gases. Ao derrubar árvores para utilização da madeira, apenas algumas são armazenadas para venda ilegal com a finalidade de atender aos mercados consumidores. Ocorre que no processo de derrubada, inúmeras árvores são atingidas por aquela maior e caem no chão, que entram em processo de decomposição que também gera gases de efeito estufa.
Outra modalidade é a queimada