APORTES HERMENÊUTICOS GADAMERIANOS SOBRE: O MISTÉRIO DO DIREITO À SAÚDE.
1499 palavras
6 páginas
APORTES HERMENÊUTICOS GADAMERIANOS SOBRE: O MISTÉRIO DODIREITO À SAÚDE.
Liton Lanes Pilau Sobrinho
INTRODUÇÃO
O presente texto trata do grande mistério que existe acerca da saúde, onde pode-se perceber toda sua complexidade, quer seja nas medidas paliativas, que combatem a doença, podendo até mesmo conseguir a cura. Por outro lado, deve utilizar medidas que possibilitem a sua promoção e prevenção, para que alcancemos uma melhor qualidade de vida e conseqüentemente uma maior expectativa de vida, de acordo com as reflexões propostas por Gadamer.
1. O Mistério da Saúde: o cuidado da saúde
Primeiramente devemos dar o conceito de saúde, deve-se aludir ao Preâmbulo da
Organização Mundial da Saúde (1948), que a define como : “Saúde é o completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou outros agravos”.
A OMS também, integra um conceito positivo e outro negativo, onde o primeiro trata da promoção do bem-estar e o segundo da ausência de enfermidade.
Sob o ponto de vista da Constituição Federal de 1988, cabe ao Estado a promoção da justiça social, ou seja, dar condições igualitárias aos cidadãos para que possam ter no trabalho o bem-estar pleno de uma vida digna, promovendo assim a justiça social.
Assim, partirmos para análise dos cuidados da saúde que perpassam, para análise dos seus mistérios segundo o posicionamento de Gadamer, “em um grande interesse hermenêutico [...] a saúde não é algo que se possa fazer”.
A problemática envolvida nessa questão é muito paradoxal, partindo dos cuidados relativos a sua teoria, técnica e prática, vislumbrada diante da arte de curar e objetivada diante das experiências da relação vida e morte.
Estão envolvidos vários atores sociais: de um lado, a ganância dos laboratórios em lançar no mercado vários produtos para dar uma sobrevida às pessoas. De outro lado, o Estado, como meio e agente com condição de estabelecer limites ao capital, para que a sociedade tenha o acesso às