APOPTOSE NA INVOLU O DA GL NDULA MAM RIA
927 palavras
4 páginas
APOPTOSE NAINVOLUÇÃO DA
GLÂNDULA MAMÁRIA
Daiane Bitschinski
Fiama Cristina Kern
William Jackson Tiago Jacinto
O QUE É APOPTOSE?
É a morte programada da célula, que ocorre naturalmente durante a sua evolução, permitindo assim a renovação celular dos tecidos e dos órgãos. O QUE É INVOLUÇÃO?
Comportamento de um órgão que regressa ao seu estado normal.
ENTÃO...
Apoptose na Involução da Glândula Mamária, é um mecanismo de eliminação de células que já estavam programadas a morrer no momento em que a glândula mamária está voltando ao seu normal, ou seja, no momento em que a mulher deixa de amamentar.
Durante a gestação a glândula mamária sofre várias modificações ao se preparar para a lactação
(FORMAÇÃO DO LEITE E SUA CONDUÇÃO PARA O
EXTERIOR). Quando a mulher deixa de amamentar a mama involui, isto é, volta ao seu estado anterior à gestação. A involução da glândula mamária, envolve o decréscimo dos níveis de hormônios lactogênicos e estase – paralização da produção – do leite. Sendo esse um fenômeno fisiológico. Do ponto de vista morfológico ocorre a perda de células por apoptose e a remodelação da matriz extracelular (MEC).
PROCESSO DE APOPTOSE
Várias moléculas são produzidas com funções específicas que resultam em alterações celulares, como, condensação e fragmentação da cromatina e formação de bolhas na superfície celular.
Em seguida ocorre a formação dos chamados corpos apoptóticos, que possuem membrana celular intacta envolvendo componentes degradados do citoplasma e cromatina fragmentada.
Os corpos apoptóticos mantêm-se em estado osmótico, impedindo o extravasamento dos seus componentes para o meio extracelular, por isso não ativam respostas do sistema imunológico. O destino final dos corpos apoptóticos é a fagocitose pelos macrófagos.
Os sinais recebidos pelos receptores da superfície celular são transmitidos ao núcleo, alterando o comportamento celular. Esses receptores da superfície celular, ativam as PROTEINOCINASES, que ativam uma
cascata