Apontamentos de psicologia do desenvolvimento
Definição de desenvolvimento
É um conceito que se refere ao conjunto de transformações do ser humano ao longo da sua vida. É um processo que se inicia no momento da concepção e termina com a sua morte, e em que estão envolvidos múltiplos factores: biológicos, cognitivos, motores, morais, emocionais, linguísticos…
Mostre que o desenvolvimento se realiza no decurso total da vida e não exclusivamente na infância e adolescência.
Durante o desenvolvimento as modificações que se produzem são estruturais e comportamentais, isto é, ao longo do tempo o organismo muda, como muda a nossa maneira de actuar, agir, pensar e sentir. Estas mudanças não se produzem de igual modo em todo o indivíduo: o ritmo de desenvolvimento varia de pessoa para pessoa, podendo acorrer aceleradamente ou retardadamente.
A perspectiva desenvolvimental considera o ser humano como uma combinação interdependente de sistemas e sub-sistemas.
Reconhecer a interacção recíproca entre a estrutura biológica/maturacional e a função apreendida e influenciada por factores ambientais.
O desenvolvimento acontece porque o ser humano é um sistema aberto, isto é, esta em constante interacção dinâmica com o meio ambiente. O ser humano interage com o meio envolvente: o meio natural, a família, os amigos, a escola, a comunidade, que o ajudam a desenvolver-se. Existem contextos, situações, acontecimentos, acasos que influenciam activamente os percursos da nossa vida: a mudança de terra e de casa, a doença, a morte de uma pessoa, o nascimento de um filho, o divorcio… Estas transições implicam a pessoa globalmente nas respostas que irá dar, nas suas mudanças internas vivenciadas, quer seja criança, adolescente, adulto ou velho.
Compreender a natureza activa e reactiva do organismo, considerado como uma unidade biopsicossocial.
O indivíduo é uma unidade biopsicossocial. As capacidades internas necessitam de um meio externo estruturante que lhes permita a sua