Apontamentos de estetica
(tudo o que aqui está é apenas o que retirei das aulas: logo NÃO CHEGA, nem sequer quer dizer que eu entenda tudo o que aqui está, quantas mais pessoas disponibilizarem o que têm, melhor será)
- apontamentos da Soraia Rocha-
Os gregos fundaram a estética – a sua origem deriva da palavra Aesthesis.
Para existir sentimento, existe um sujeito e um objecto (natural, cultural, clar e destacável – distinto).
A sensação provocada pelo encontro do sujeito com o objecto provocam o sentimento de maravilha e descoberta.
- PLATÃO -
“República”
Segundo Platão, “a poesia mimética deve ser banida da cidade perfeita”. A teoria das formas é a base do seu pensamento. Esta consiste em 3 pontos afastados da realidade: 1 – inteligível – realidade/ideia 2 – objecto – artífice (sensível) 3 – ilusão – pintura; espelho, representação
Teatro e acção /poesia mimética - verdade - acção vivida /rei - acção representada
Imitação de aparências
Todos os sentimentos e paixões são maus para a cidade perfeita, pois um homem que expresse os seus sentimentos e paixões (ou seja, que vive novelas), não poderia ser um bom governante. Por estas razões, a poesia mimética e a arte deviam ser banidas, pois distraia-os. Outra das suas teorias é a IMORTALIDADE DA ALMA.
Para Platão, as pessoas que são muito injustas e muito más deviam morrer, pois a sua alma teria morrido. Contudo, Platão conhecia muitas pessoas com essas características e que estavam bem de saúde, logo, Platão conclui que a alma é imortal.
“Alma é símbolo de vitalidade”.
*Como Platão pensava o belo? O belo era o real, a verdade. Andava no domínio do inteligível e não do sensível. Dentro do sensível há o mundo das ideias (inteligível), o intermédio (objectos) e o mundo da representação (a representação duma aparência que está 3 pontos afastada do real: Teoria das formas). Inteligível = belo; Objectos = sensível; Representação = aparência duma aparência. Teoria das formas – o