Apologética cristã - santa cruz
1 – Descrição Panorâmica da Obra
a) Época que foi produzida: Ano 2000
b) Local: Santa Cruz – Rio de Janeiro
c) A obra foi produzida em um cenário bastante simples e humilde, que se contrapõe com a grandeza e luxuria da grande cidade do Rio de Janeiro.
d) Sobre o autor: Documentarista, roteirista e produtor carioca. Teve destaque no final dos anos 90, ao dirigir Notícias de uma guerra particular (1999), documentário sobre a guerra da polícia com o tráfico no Rio de Janeiro, realizado em parceria com Kátia Lund. Ao lado do irmão Walter Salles, fundou em 1987 a produtora VideoFilmes, inicialmente voltada para a realização de documentários para a televisão e que depois se tornou responsável por diversos longas importantes no cenário cinematográfico. Seus primeiros trabalhos foram duas séries, feitas com seu irmão e exibidas na Rede Manchete: China, o império do centro (1987) e América (1989), entre outras. Escreveu o roteiro de vários documentários, entre eles, Krajcberg, o poeta dos vestígios, dirigido por Walter Salles. Na Videofilmes, produziu Lavoura arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz, Babilônia 2000 (2001) e Edifício Master (2002), ambos de Eduardo Coutinho. Em 2003, lançou o primeiro longa-metragem sob sua direção: Nelson Freire, documentário sobre o pianista brasileiro. Formado em Economia pela PUC-RJ em 1986. Começou a fazer documentários por acaso, não era uma vocação.
2 – A Obra e suas Cosmovisões
Durante nove meses, Santa Cruz acompanha a instalação de uma pequena igreja pentecostal em uma área invadida na quase intransitável e inacessível periferia de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Portanto, o documentário parte de um tema cara aos antropólogos e sociólogos da religião contemporâneos, especialmente ao qualificar uma expansão religiosa que, soube-se a partir de pesquisas do Iser (Instituto de Estudos da Religião), atingia um ritmo de cinco templos por