Apolog Tica Uma Necessidade Para O Evangelismo
604 palavras
3 páginas
inst it ut o gam alie l.co m http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/apo lo getica-uma-necessidade-para-o -evangelismo /teo lo giaApologética: Uma necessidade para o evangelismo digg Uma necessidade para o evangelismo É indiscutível o f ato da apologética se tornar cada vez mais necessária para a proclamação da
Palavra de Deus. Apologética não consiste apenas em def ender a f é cristã, mas também em anunciá-la ou servir como um instrumento indispensável para esta anunciação. A apologética sem o evangelismo é praticamente vã e o evangelismo sem a apologética se torna cada vez mais inef icaz.
A simples def esa do cristianismo é inútil quando não temos posteriormente a essencial proclamação da
Palavra. A def esa é útil para a proclamação e deve estar intimamente relacionada a esta última. É preciso entender o quanto à apologética é útil, mas também o quanto ela pode se tornar inútil quando não utilizada de f orma correta.
O apologista cristão Francis A. Schaef f er dizia que o homem moderno, quase em sua totalidade, está tomado pelo relativismo. O pensamento moderno mudou drasticamente o homem e para tanto se torna imprescindível que as f ormas de evangelismo também sof ram intensas mutações. Uma destas mutações é aliar-se f orçosamente a apologética.
O relativismo a que Schaef f er se ref eria pode ser verif icado na prática. Estou evangelizando uma jovem de
21 anos, ela diz que todas as coisas etéreas que f ormam o homem, tais como moral e sentimentos, tem f undamentação orgânica.
Este pensamento conduz necessariamente ao relativismo, pois reduz a moral a um mero mecanismo orgânico (como um hormônio, por exemplo), e pensando assim existe uma relativização do certo e do errado. O homem é reduzido a um ser impessoal e suas atitudes não são essencialmente certas ou erradas, mas indicam sua necessidade de sobrevivência. Como na selva os animais lutam pelo seu espaço
(e não precisam se culpar se matam um ao outro para conquistar seus objetivos), os