APOIO À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
São Paulo
Novembro de 2013
Os serviços de educação especial para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais na Rede Municipal de Ensino no Municipio de São Paulo, são oferecidos por meio de Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão. CEFAI;Atuação do Professor de A poio e Acompanhamento à Inclusão –PAAI;Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão-SAAI; Escolas Municipais de Educação Bilíngüe para Surdos- EMEBS.
Esses serviços atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual, visual, física, auditiva e múltipla, surdocegos,alunos com condutas típicas de quadros neurológicos psiquiátricos e psicológicos, com altas habilidades e superdotação que, no contexto escolar, evidenciam necessidades educacionais especiais e necessitam de atendimento educacional especializado.
Esses alunos, à partir de 2010 em São Paulo passaram a fazer parte de um programa de inclusão nas escolas- o Inclui. Além de formação específica para os professores, ambiente e materiais adequados, os alunos com deficiências mais diversas contam hoje com um auxiliar , uma equipe multidisciplinar- que conta com médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais –para acompanhar esses alunos e auxiliar a escola e as famílias para um desenvolvimento mais adequado a estes estudantes.
Também foram implementados treze Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI). Por meio desses, os professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) realizam trabalho junto às escolas. A escola conta também com estudantes de pedagogia, estes estagiários apóiam os professores em sala, que tem um ou mais alunos com necessidades especiais em sala de aula. A proposta do Inclui é desenvolver formação continuada aos professores, gestores e equipes de apoio , além de formar equipes para oferecer apoio especializado às escolas e incentivar a