Apoio nutricional pra mulheres gravidas
A gravidez é um fenômeno que acarreta uma série de transformações no organismo materno. Essas transformações irão garantir o crescimento e desenvolvimento do bebê, e ao mesmo tempo, proteger o organismo da gestante.
Comer é bom, e isso não deve mudar, mesmo quando você está grávida, mas para atender a todas essas transformações faz-se necessário garantir um suprimento adequado de calorias e de nutrientes.
Durante a gravidez, seus gostos, apetite e sistema digestório podem ficar um pouco erráticos. É normal ter alguns desejos estranhos e fora do comum. No início podem surgir os tão temidos enjoos matinais, ou então flagrar-se em busca de comidas extravagantes, enquanto rejeita suas favoritas. Uma dieta nutritiva para você e para o bebê não significa passar o dia inteiro na cozinha.
Lembre-se que a gravidez não é uma época para mudanças radicais, portanto não passe de carnívora á vegetariana ou vice-versa. O melhor é simplesmente adaptar seus hábitos para que o bebê receba a melhor nutrição possível.
Algumas pessoas questionam o que exatamente acontece em uma consulta com a Nutricionista, quais serão seus objetivos. A nutricionista irá tratar alguns possíveis desvios ponderais que podem ocorrer como aumento exagerado de peso, anemia, ou até mesmo ganho de peso; Promover atividades que visem a melhora no estado nutricional; Orientar sobre hábitos de vida adequados; Acompanhar o crescimento e vitalidade fetal; além claro, de preparar a gestante para o parto e para a lactação.
Uma das dúvidas mais frequentes é em relação ao ganho de peso. O ganho de peso irá acontecer, não existe a possibilidade da gestante não ganhar peso. Temos que pensar que o ganho de peso normal deve-se principalmente a dois componentes que são: o aumento de tecidos maternos (aumento do volume sanguíneo, aumento de depósitos maternos, crescimento do útero de das mamas); e produtos da concepção (líquido amniótico, feto e