Apoio Doula
O pós parto na mulher, do ponto de vista fisico e até emocional, é diferente caso o parto tenha sido natural ou cesariana.
No parto natural a mulher passa por todos os processos naturais de parto e o seu corpo e cérebro sabem acompanhar e reagir com o nascimento, a recuperação fisica também é muito mais rápida e menos dolorosa (por norma).
A cesariana, sendo uma cirurgia abdominal, implica uma recuperação fisica mais dolorosa e o processo hormonal e fisiológico é diferente, pelo que pode ser necessário recorrer a hormonas sintéticas para que a mãe possa ter um melhor equilibrio hormonal. Nestes casos a importância do contacto pele com pele e o processo da mãe "cheirar a cabeça do bebé" é acrescida, comparado com o mesmo comportamento no parto natural, porque irá ajudar a estimular as zonas cerebrais que seriam estimuladas no parto natural. As mulheres/mães que passam por uma cesariana precisam de mais apoio fisico, pelo que é importante que o pai / acompanhante possa estar o máximo tempo possível com a mãe e ajudar em alguns movimentos, por exemplo levantar ou sentar-se na cama.
O PÓS PARTO E AS EMOÇÕES
A mãe no pós parto está num misto de sentimentos e sensações. Por um lado está exausta do trabalho de parto mas a felicidade de estar com o seu bebé sobrepõe-se a essa exaustão.
O processo hormonal que se processa na mãe é responsável pela sua capacidade de resposta no pós parto, quer ao nível da gestão da sua dor quer ao nível dos cuidados do bebé. É muito frequente a mãe adoptar uma postura de "mãe felina" poucas horas após o parto, quando já está no quarto com o bebé e o pai, tenderá a chamar a si todas as tarefas que envolvam cuidar e atender às necessidades do bebé. Poderá em algumas situações não deixar que o pai faça algumas tarefas simples como mudar uma fralda, se tal suceder, e não for da normal natureza comportamental da mãe, deverá ser tolerado e compreendido, muitas mães nos primeiros dias consideram-se as únicas pessoas com