APOCALIPSE, “A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO”
O livro do Apocalipse juntamente com o de Daniel, são os mais misteriosos livros proféticos de toda a Bíblia. Compreende-los exige muito estudo, atenção aos detalhes, mas acima de tudo muita busca do Espírito Santo, pois somente ele poderá nos revelar os segredos e as verdades contidas nas profecias de Jesus para o apóstolo João. Para compreendermos melhor este livro, faz-se necessário o estudo das várias correntes interpretativas do mesmo. Vejamos de forma reduzida estas correntes:
.1. OS PRETERISTAS (pretérito=passado)
Dizem que tudo no Apocalipse está diretamente ligado às coisas passadas, ou seja, todas as profecias do livro já se cumpriram. Para eles, grande partes das profecias está diretamente relacionada à destruição de Jerusalém e a queda de Roma nos primeiros anos da era cristã.
.2. OS HISTORICISTAS
Interpretam o Apocalipse como um estudo progressivo dos destinos da igreja desde o seu início até a sua consumação. Asseguram eles que as profecias estão divididas em suas partes, as que se cumpriram e as que hão de se cumprir. Além disto, afirmam eles que algumas estão se cumprido diante dos nossos próprios olhos.
.3. OS FUTURISTAS
Se dividem em dois grandes grupos: Futuristas simples e futuristas extremos. Os futuristas simples, interpretam Apocalipse, afirmando que os três primeiros capítulos do livro já se cumpriram e daí em diante, tudo o que segue está ligada a aparição de futura de Jesus Cristo. Os futuristas extremos acreditam que todo o Apocalipse se refere à vinda de Jesus Cristo e que os três primeiros capítulos se referem apenas aos judeus depois da primeira ressurreição. Dentro deste grupo chamado futuristas, encontramos ainda outras três divisões que se referem a questão da IGREJA X TRIBULAÇÃO.