apocalipse do petróleo
APOCALIPSE DO PETRÓLEO
Poços de Caldas
2014
APOCALIPSE DO PETRÓLEO
Poços de Caldas
2014
Sumário
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão 8
Referências 9
Introdução
Para muita gente, a questão não é “e se”, mas “e quando” o petróleo acabar. Por ser um combustível fóssil, resultado da decomposição de organismos, quando as reservas atuais acabarem será preciso esperar milhões de anos até se formarem poços novos. Mas cientistas não acreditam que o óleo vá se extinguir tão cedo. O que deve acontecer logo é o fim do estoque abundante, algo fundamental numa sociedade como a nossa.
Este estudo trata da escassez física mundial do petróleo convencional que está por vir – um acontecimento que tem potencial para provocar roturas e dificuldades nas economias de todos os países. A dádiva terrena do petróleo é finita e a procura do petróleo continua a aumentar com o tempo. Neste sentido, os geólogos sabem que, numa data futura qualquer, a oferta de petróleo convencional não será capaz de continuar a satisfazer a procura mundial. Nessa altura a produção de petróleo convencional terá atingido o seu pico e começará a diminuir.
Desenvolvimento
Quando falamos sobre o petróleo, muitas pessoas têm a errônea impressão de que essa substância somente apareceu na história com o advento da Revolução Industrial. Contudo, desde a Antiguidade temos relatos que nos contam sobre a existência desse material em algumas civilizações. Os egípcios utilizavam esse material para embalsamar os seus mortos, já entre os povos pré-colombianos esse mesmo produto era pioneiramente empregado na pavimentação de estradas.
No Brasil, a existência do petróleo já era computada durante os tempos do regime imperial. Nessa época, o Marquês de Olinda cedeu o direito a José Barros de Pimentel de realizar a extração