Apocalipse 20 -
Introdução. Hoje é dia de celebração! Nos reunimos aqui para agradecer a Deus porque seu Filho está vivo e não está sob o poder da morte. Mas você sabe quais os efeitos desta vitória são partilhados por nós hoje? Na mensagem de hoje falaremos sobre os efeitos da ressurreição de Cristo Jesus.
Contexto. O texto de apocalipse 20 é um dos mais importantes na interpretação dos eventos alusivos à segunda vinda de Cristo. As várias correntes sobre o milênio tem se baseado no mesmo texto para apresentar propostas diversas. Contudo, creio que uma leitura dirigida para um propósito específico, pode ser feita sem maiores complicações. E nesta manhã queremos olhar para o texto de Ap. 20, como um texto que apresenta alguns efeitos decorrentes da vitória de Cristo sobre a morte. Hoje estamos reunidos para celebrar a vitória de Cristo sobre a morte, ou seja, a sua ressurreição, portanto, nada mais apropriado do que pensarmos, em termos práticos naquilo que passou a imperar quando ele venceu a morte. O texto que lemos apresenta três efeitos básicos, os quais eu passo a apresentar neste momento. Antes devo lembrar que os 6 primeiros versos de apocalipse tratam de um período escatológico conhecido como milênio. Este período é um tempo simbólico que descreve o intervalo entre a primeira e a segunda vinda de Jesus. Neste verso Pedro descreve, em dois momentos, o que acontece na terra (vs. 2 e 3) e o que acontece no céu (vs. 4) enquanto aguardamos a volta de Jesus.
Desenvolvimento.
1) O avanço do evangelho. Vs. 2-3 Logo no início do verso 1, João diz que um anjo vindo do céu, com a chave do abismo nas mãos e uma grande corrente prendeu Satanás por mil anos e pôs sobre ele um selo, de tal modo, que durante todo aquele período ele não mais poderia enganar as nações. A profecia de Apocalipse 20 deve ser entendida à luz das palavras do próprio Senhor Jesus que certa vez disse: Marcos 3:27 Ninguém pode entrar na casa do valente para