Aplicações polibutadieno
O polibutadieno é usado em bolas de golfe, calçados, esteiras transportadoras e pisos, pneumáticos e modificação de plásticos. Abaixo algumas aplicações:
Pneumáticos
A fabricação de pneumáticos consome cerca de 70% da produção mundial de polibutadieno, principalmente alto-cis (elevada percentagem de cis, mais de 93%, e poucas de vinil). É mais utilizado nas faces laterais do pneu, além de bandas de rolamento (superfície de contato com o piso).
Os seus principais concorrentes são os materiais de borracha estireno-butadieno (SBR) e a borracha natural. O polibutadieno é vantajoso comparativamente a SBR devido a sua menor temperatura de transição vítrea, o que dá uma alta resistência à abrasão, obtendo assim pneus de longa duração e baixo consumo de combustível. No entanto, provoca uma baixa capacidade de tração em molhado.
Modificação de plásticos
O polibutadieno ocupa quase todo o mercado para modificação de plásticos. Cerca de 25% da produção de polibutadieno é usada para melhorar as propriedades mecânicas do poliestireno e, em menor medida, da ABS (acrilonitrilo butadieno estireno). A contribuição de 4 e 12% de polibutadieno faz com que o poliestireno passe de um material frágil e quebradiço para outro dúctil e resistente. O polibutadieno é dissolvido em estireno e adicionado aos reatores de polimerização, produzindo a vulcanização da borracha devido ao aumento da temperatura. No final tem se um produto composto de duas fases: uma matriz de poliestireno e dispersão de polibutadieno na matriz. A forma, a estrutura e dimensão das moléculas de polibutadieno determinam em grande parte as propriedades mecânicas do poliestireno e, por sua vez, dependem em parte, das propriedades do polibutadieno, em particular da viscosidade e d sua proporção de isômeros.
Os requisitos de qualidade para modificação de plásticos são muitos mais rigorosas do que as dos pneus, especialmente no que diz respeito à cor e ao conteúdo em gel, que têm de ser tão baixos