Aplicações No Cotidiano De números Complexos Uso Dos números Complexos Na Engenharia
Este trabalho tem como objetivo tem como objetivo explicar e esclarecer o uso dos números complexos no cotidiano, enfatizando no que se fala sobre engenharia. Neste trabalho contem informações contribuídas pelo matemático Girolamo Cardano (1501-1576), mostrando que mesmo quando se tem um termo negativo em uma raiz quadrada pode-se obter um resultado para a equação de segundo grau. Neste trabalho abordaremos também as concepções mais básicas sobre números complexos.
Corpo do trabalho:
Sobre números complexos, O fato de um número negativo não ter raiz quadrada parece ter sido sempre claro para os matemáticos que se depararam com esta questão, até a concepção do modelo dos números complexos.
Um número complexo é um número que pode ser escrito na forma , em que e são números reais e denota a unidade imaginária, esta tem a propriedade sendo que e são chamados respectivamente parte real e parte imaginária de z.
O matemático Girolamo Cardano (1501-1576) mostrou que mesmo tendo um termo negativo em uma raiz quadrada era possível obter uma solução para a equação do segundo grau: x2 – 10x +40 = 0. Essa contribuição foi de grande importância, pois até então os matemáticos não acreditavam ser possível extrair a raiz quadrada de um número negativo. A partir dos estudos de Girolamo Cardano, outros matemáticos estudaram sobre esse impasse na matemática, obtendo uma formalização rigorosa com Friedrich Gauss (1777-1855).
O conjunto dos números complexos, denotado por , contém o conjunto dos números reais. Munido de operações de adição e multiplicação obtidas por extensão das operações de mesma denominação nos números reais, adquire uma estrutura algébrica denominada corpo algebricamente fechado, sendo que esse fechamento consiste na propriedade que tem o conjunto de possuir todas as soluções de qualquer equação polinomial com coeficientes naquele mesmo conjunto (no caso, o conjunto dos complexos). O