Aplicações informaticas para a gestão
SOFTWARE PRIMAVERA
GESTÃO DE PESSOAL
Disciplina: Aplicações Informática para a Gestão II
Processamento de Salários
Existem vários critérios definidos pela própria empresa, que alteraram a fórmula de cálculo do processamento de salários, por isso, de empresa para empresa, o processamento de salários pode variar, e daí que podem existir resultados ligeiramente diferentes. Que critérios são esses que fazem variar o valor final a receber?
•
Uma empresa pode optar por fazer o processamento de vencimento a 22 dias úteis ou a 30 dias de calendário;
•
Pode também optar por processar o subsídio de alimentação a 22 dias fixos, ou a dias úteis efectivos naquele mês;
•
Pode processar o subsídio de férias para cada funcionário, individualmente, no período em que ele tira a maior parte das suas férias, ou pode processar para toda a empresa no mês de Junho ou Julho, consoante a maior parte dos seus funcionários gozam as suas férias.
Claro que ainda existem os critérios fiscais de descontos, que ao nível de IRS uma pessoa solteira tem um tratamento diferente duma casada, com filhos de outra sem filhos, com alguma deficiência ou sem deficiência, se vive em Portugal continental ou nas ilhas, ou se pensarmos nos descontos para a segurança social, já temos que entrar em consideração se o trabalhador faz ou não parte dos órgãos sociais, etc.
Nesta abordagem inicial sobre o processamento de salários tem que ficar claro que existem várias variáveis que se interligam, sendo essas variáveis oriundas da legislação laboral, da legislação fiscal, da legislação da segurança social, das políticas de processamento de salários adoptadas por cada empresa e dos contratos colectivos de cada actividade. Um tema que à partida parecia bem simples, começa agora a criar outros contornos mais rebuscados, que à primeira vista não se vislumbravam.
A primeira abordagem quando vou efectuar um processamento de salário duma
determinada