Aplicações fotovoltaicas na Europa
.
1. Objetivo
Com a realização deste trabalho iremos adquirir informações sobre os níveis de radiação ao longo da Europa. Pretendemos estudar diversos parâmetros que afetam a sua captação, assim como o seu aproveitamento para a conversão desta fonte de energia em energia utilizada pela população, nomeadamente em energia elétrica.
Sendo a sua transformação realizada através de sistemas fotovoltaicos, vamos analisar os diferentes efeitos que determinadas caraterísticas dessas mesmas instalações apresentam, tendo como foco a sua orientação e inclinação relativamente à trajetória efetuada pelo sol ao longo do ano. Para o efeito vamos considerar cidades europeias com localizações distintas, sendo esta a primeira parte do relatório.
A parte dois tem como objetivo o estudo de diferentes sistemas considerando sempre a mesma localização. Por fim, a parte três e a mais importante, tem como objetivo contestar as possíveis alterações no dimensionamento realizado na parte um, de modo a que se receba energia elétrica durante todo o ano.
2. Introdução
No âmbito da unidade curricular de Energias Renováveis 2, lecionada no terceiro ano de licenciatura de Engenharia de Energias Renováveis, foi-nos proposto a realização de um relatório com base na análise dos diversos parâmetros que influenciam a captação da radiação solar, assim como a sua transformação/aproveitamento.
Para a análise desses parâmetros foi utilizada uma plataforma online1 que tem a capacidade de simular instalações fotovoltaicas, tendo a opção de alterar os diversos padrões de captura de radiação em diferentes locais da Europa.
Para um estudo eficiente e produtivo, na primeira parte do trabalho comparamos dois países diferentes (Malta e Estocolmo) com o mesmo sistema, escolhidos com base na diferença acentuada da latitude. Seguidamente foi efetuada uma análise de dois sistemas diferentes com a mesma localização.
A importância da diferença de latitude prende-se com o facto de