Aplicações de Tratamento Térmico na Indústria Automotiva
Tecnologia Mecânica II:
Aplicações de Tratamento Térmico na Indústria
Automotiva
Caroline Bones
Isadora Weissheimer
Pamela Filipini
Paola Filipini
William Schultz Mecânica Integrado 422 - 2º ano
Santa Maria – RS
23/04/2015
Introdução
Na mecânica exige ao extremo que as peças estejam dentro de determinados requisitos de modo a torna-las aptas a suportar satisfatoriamente as condições de serviço a que estão sujeitas. Contudo, Os processos de produção nem sempre fornecem aos materiais de construção as condições desejadas, para isso desenvolveu-se na época do Império romano o tratamento térmico.
·.
Tratamento térmico
É o conjunto de operações realizadas no estado sólido que compreendem aquecimento, permanência em determinadas temperaturas e resfriamento, realizados com a finalidade de conferir ao material alteração de propriedades sem alterar sua composição química, através da modificação da microestrutura, influenciando principalmente na dureza, resistência, ductilidade e tenacidade do material. O tratamento térmico é normalmente associado com o aumento da resistência do material, mas também pode ser usado para melhorar a usinabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos.
Os aços são especialmente adequados para o tratamento térmico, uma vez que:
Respondem satisfatoriamente aos tratamentos, em termos das características desejadas,
Seu uso comercial supera o de todos os demais materiais.
Os fornos de tratamento térmico podem ser aquecidos por meio de eletricidade e combustível. Os combustíveis utilizados podem ser: líquidos ou gasosos. Entretanto, o controle de temperatura e atmosfera em fornos com aquecimentos por combustíveis é extremamente difícil., devido a reações que ocorrem dentro do mesmo.
Os aços são tratados para