aplicações da informatica na engenharia
A utilização do PHP como ferramenta de suporte ao Geoprocessamento vem sendo testada no Curso de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através da criação da página web "Cálculos Geodésicos - Aplicações on-line", apresentando excelentes resultados até o momento. Mais detalhes em (Brys, 2005). Além disso, o PHP já é uma linguagem utilizada em larga escala pelos usuários de Servidores de Mapas (Map Servers), justamente devido à sua relativa facilidade de aprendizagem e poderosos recursos.
Para validação do PHP como ferramenta direta em operações com imagens orbitais foram realizados diversos testes, os quais tentaram avaliar o resultado da linguagem nas operações aritméticas, matriciais e na leitura e formação de imagens. Entre as técnicas de PDI implementadas destacam-se a geração e manipulação de histogramas (Stretch, Equalização e Macthing), transformação de uma imagem do espaço de cores RGB para o espaço HSV e a Fusão de Imagens utilizando o método de substituição por Transformação IHS. Os algoritmos citados acima tiveram resultados muito satisfatórios quando comparados com os softwares comerciais ENVI 3.2, MultiSpec 2.8 e Spring 3.6.
Contudo, a grande quantidade de operações necessárias para executar-se cada um destes procedimentos fez com que o PHP apresentasse algumas limitações ao projeto, derivadas das características de linguagem de alto nível, onde ele se enquadra, tais como:
Tamanho máximo do arquivo de imagem em torno de 200 kbytes;
Velocidade de processamento;
Possibilidade de utilização de imagens somente nos formatos GIF, JPEG, PNG e BMP.