Aplicação dos 14 princípios de fayol em uma empresa.
A Clealco – Clementina Açúcar e Àlcool S/A é uma usina que produz açúcar e álcool, criada no ano de 1983, localizada na Rodovia Assis Chateaubriand, 21500 no município de Clementina/SP, onde é realizado desde a preparação do solo para o plantio da cana à transformação em álcool e açúcar que são direcionados ao mercado nacional e internacional.
OS PRINCÍPIOS DE FAYOL:
1 – Divisão do Trabalho: A empresa é dividida em setores (Administração, Indústria, Transporte, Agrícola, Mecânica e outros), cada setor possui os funcionários que executam seu serviço específico, de acordo com o cargo que ocupa. O funcionário exerce sempre a mesma função, assim adquire prática e consequentemente mais precisão no serviço, rendendo bem mais. As pessoas envolvidas passam por treinamentos específicos, se capacitam a conduzir o processo de forma segura e responsável, garantindo a qualidade final do trabalho.
2 – Autoridade – É seguido o organograma da empresa, a hierarquia aplica a autoridade com responsabilidade de modo que os encarregados, não sejam severos demais, o que prejudicaria a motivação e o bem estar físico e mental dos funcionários.
3- Disciplina – Todos os funcionários estão cientes que existe a autodisciplina para respeitar normas, regras e padrões pré-definidos, quando não cumpridas são punidos primeiramente com advertência, depois com suspensão e na reincidência a dispensa por justa causa dependendo do ato cometido. Normalmente não há problemas de indisciplina e assiduidade, são raros os casos que fogem à regra.
4 – Unidade de Comando: Nesta empresa este princípio não existe, pois os funcionários recebem ordens tanto do gerente, quanto do subgerente, quanto do encarregado do setor.
5- Unidade de Direção: Os funcionários são esforçados e unidos em torno de um objetivo comum, manter a excelência de produção e atendimento da empresa.
6 – Subordinação do interesse individual ao interesse geral: Os interesses individuais não