APLICAÇÃO DO SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES NO ESTADO DO AMAPÁ
A ocorrência de desastres no mundo é algo que temos que conviver diariamente e no Estado do Amapá não é diferente. Para que tenhamos sucesso nas operações de resposta a esses desastres, se faz necessário estarmos preparados para atendermos de maneira eficiente a esses incidentes que ameaçam a vida e a incolumidade pública.
É sabido que em meio ao caos gerado por um desastre, devemos ter a capacidade de gerenciar de maneira eficaz para tentarmos minimizarmos os efeitos causados por ele. Para a realização do socorro operacional nessas atividades de resposta, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para gerenciar esses desastres.
Sabendo-se que o Sistema de Comando de Incidentes é uma ferramenta eficaz e pode ser utilizada em todas as operações de resposta de Defesa Civil no Estado do Amapá, procuraremos mostrar sua eficiência e eficácia no gerenciamento dessas operações.
No Brasil, vivemos uma realidade peculiar, pois os acontecimentos de grande magnitude, de origem natural, como furacões, tsunamis, terremotos, vulcões, dentre outras é menos frequente, o que causa certa ociosidade para o investimento em pesquisas científicas. Por esta razão, o desenvolvimento de novas técnicas torna-se mais lento, proporcionando uma busca por tecnologias já testadas e em funcionamento em outros países.
Em contrapartida, o intenso crescimento populacional e a acelerada urbanização sem o planejamento adequado vêm causando, a cada ano no país, desastres de grande proporção, o que não é diferente no Estado do Amapá, onde se verifica uma concentração desordenada de áreas, que pelas suas peculiaridades, apresentam grandes vulnerabilidades à incidência de incêndios devido à concentração de construções irregulares em áreas inapropriadas para moradia, além do risco permanente de enchentes durante o período chuvoso em diversos municípios, quando as águas dos rios sobem demasiadamente, somado ao risco isolado de deslizamento de encostas, desmoronamento e